terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estatuto da Igualdade Racial – Entre o avanço e o atraso – Breno Mendes

Estatuto da Igualdade Racial – Entre o avanço e o atraso – Breno Mendes

Uma lei que se pretendia avançada, demonstra-se arcaica perante os avanços já praticados pela sociedade brasileira

O Estatuto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em Setembro deste ano. Porém, no Brasil o problema de um sistema bicameral é o de que o que demora para ser aprovado por 513 deputados, ainda terá que ser aprovado sem modificações por mais de 90 senadores. Caso haja modificação, vai de novo para a Câmara.

Mas nos parece que ouve uma costura política delicada no projeto aprovado pela Câmara. A questão crucial era a que abordava a política de terras de remanescentes quilombolas, que, segundo palavras do deputado Indio da Costa (DEMOCRATAS-RJ), poderia criar “uma espécie de MST negro”. Onyx Lorenzoni (DEMOCRATAS-RS), disse que o projeto, após ser verdadeiramente retalhado na Câmara, perdeu o indesejável “germe da racialização”.

O texto que foi para o Senado está sem grande parte das considerações consideradas mais polêmicas pelo status quo brasileiro branco: ficaram de fora a regulamentação de cota de 20% de negros para filmes e programas de TV e o detalhamento da demarcação das terras de quilombolas. Outra proposição que foi cortada do projeto original foi a reserva fixa de cotas para negros nas instituições federais de ensino superior (universidades e afins). Ou seja, o estatuto não prevê cotas.

Segundo palavras do Ministro Edson Santos (SEPPIR), o estatuto é um ponto de partida que reconhece e dá visibilidade à questão negra. Me desculpe, mas RECONHECER a questão negra é dose! Ainda não haviam reconhecido? Mas perae! Dar visibilidade? E Desde primórdios, e Abdias, e Ivanir, e os pré vestibulares, e as campanhas? Não deram visibilidade?Nem Obama deu visibilidade? Precisamos de uma colcha de retalhos para isso? Ok se dizem assim...

Para entender, o texto prevê a “possibilidade” (isso sim, um estatuto fica anos tramitando para instituir a POSSIBILIDADE! Só no Brasil mesmo...) possibilidade de o governo criar incentivos fiscais para empresas com mais de 20 empregados e pelo menos 20% de negros.

Diz ainda que o poder público adotará ações afirmativas em instituições públicas federais de ensino mas não prevê cotas, e promoverá igualdade de oportunidade no mercado de trabalho. Parece bastante vazio. Também foi aprovada ainda uma cota de 10% para negros nas candidaturas a vagas da Câmara dos Deputados, Assembleias Estaduais e Câmara de Vereadores . Mas isso não parece alterar em nada o momento atual. Pois é possível eu ser líder de partido, colocar 10% de candidatos negros, porém as candidaturas que mais recebem dinheiro e tempo na TV serem de candidatos a vereador brancos ou similares.

A esperança é que seja aprovado até o dia 20-11-09, mas hoje é dia 3 de Novembro e só no dia 28-10 que Sarney recebeu representantes do Mov. Negro Nacional do PMDB (nem sabia que isso existia, sinceramente!). O Senado propaga que Srney foi o grande mentor das cotas nas universidades (sic): cf. http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=96818&codAplicativo=2&parametros=igualdade+racial

A matéria do projeto de Lei de Paulo Paim está identificada no sistema do Senado, mas há uma defasagem de 5 anos na informação de tramitação, pois só vai até 2004: cf. http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=58268

Em diversos momentos, o Estatuto se aparenta com uma segunda Lei Áurea, ou Constituição Brasileira dos Pretos:
Art. 19. A população afro-brasileira tem direito a participar de atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer, adequadas a seus interesses e condições, garantindo sua contribuição para o patrimônio cultural de sua comunidade e da sociedade brasileira.

§ 1 º Os governos federal, estaduais, distrital e municipais devem promover o acesso da população afro-brasileira ao ensino gratuito, às atividades esportivas e de lazer e apoiar a iniciativa de entidades que mantenham espaço para promoção social dos afro-brasileiros.

A pergunta que faço é: Estes direitos não estão assegurados já na Constituição Federal? Logo, se um texto parecido e similar a este na Constituição, carta-magma do Estado brasileiro, não foi acatada e cumprida, criando tais vissicitudes e aberrações estatísticas quanto ao acesso da população negra brasileira ao ensino gratuito, de qualidade e à cultura, seria NECESSÁRIO um texto mais enfático. Mais prático.

Porém nem tudo é espinho. Há flores, e bons frutos no projeto. Porém,são poucos. Estabelece a obrigatoriedade de ensino e inclusão de uma disciplina chamada História Geral da África e do Negro no Brasil. Uma questão é como encaixar a disciplina, já que História somente possui 2 tempos semanais, assim como Geografia, Filosofia, Artes, Sociologia, Educação Física e outras. No futuro, uma ampliação em horas diárias do tempo de escola será urgente.

Art. 21. A disciplina “História Geral da África e do Negro no Brasil” integrará obrigatoriamente o currículo do ensino fundamental e médio, público e privado, cabendo aos estados, aos municípios e às instituições privadas de ensino a responsabilidade de qualificar os professores para o ensino da disciplina.

Parágrafo único. O Ministério da Educação fica autorizado a elaborar o programa para a disciplina, considerando os diversos níveis escolares, a fim de orientar a classe docente e as escolas para as adaptações de currículo que se tornarem necessárias.


Nos últimos anos no Brasil, diversas disciplinas se tornaram obrigatórias. Vide, após a escolha da cidade-sede para Olympics 2016, as autoridades terem instituído que teremos segunda língua estrangeira obrigatória em algumas escolas e a introdução já no ano que vem do Inglês para crianças do 1º ano (antigo C.A.) ao 3º ano do Ensino Fundamental. Em 2011, para 4º e 5º anos: http://noticiasrio.rio.rj.gov.br/index2.cfm?sqncl_publicacao=21489 . Pergunta de quem é professor de Geografia e se interessa no bom uso da escola: Quem dará aula da disciplina? Geógrafo, Historiador, Sociólogo? Para o autor deste texto, todos estes.


Outros artigos se mostram lixo burocrático. Vide o que chamo, sem medo, de gasto de tinta sem utilidade alguma:

Art. 22 . Os órgãos federais e estaduais de fomento à pesquisa e à pós-graduação ficam autorizados a criar linhas de pesquisa e programas de estudo voltados para temas referentes às relações raciais e questões pertinentes à população afro-brasileira.


Mais segue uma linha de LeiÁurea do século XXI, pois este artigo 22 dá margem a entendermos que antes do estatuto instituições como UFRJ, Unicamp, USP, UFF, CnPq, Capes, Minc, Fundação Palmares e outras não podiam criar pesquisas ou fomentar estudos acerca de relações raciais. Mais utilidade teria se afirmasse que tantos % dos recursos federais investdos em pesquisas seriam OBRIGATORIAMENTE investidos em estudos das dinâmicas raciais ou temas correlatos.


Os artigos 23, 24, 25 e 26 não citarei, pois seguem o mesmo absurdo. Reconhecer o direito à manifestação de religiões afro-brasileiras é me chamar de burro por acreditar que estava em uma democracia laica que permitisse liberdade de credo. REAFIRMAR O ÓBVIO SE INSERE NA PRÁTICA DISCURSIVA DE NEGAR A EXISTÊNCIA DESTE ÓBVIO ANTES QUE FOSSE ENUNCIADO PELO ENUNCIADOR DA LEI. A linguística trabalha bem com isso. O artigo 27 é interessante, pois permite ao fiel de tradições afro ou indígenas faltarem ao serviço para cumprir rituais e depois compensar a falta. Muito bom!


O artigo 29 é eficiente em coibir o uso de mídias para discriminar negativamente os fiéis. De novo o artigo 31 segue o mais do mesmo. Me dá a impressão de que a proposta original seria de que os orçamentos fossem obrigados a prever recursos para implementar ações afirmativas. Mas provavelmente há algum deputado que odeia a palavra OBRIGATORIAMENTE, e a substituiu em todos os artigos pelo artifício “poderão prever”, “poderão apoiar”, “poderão poderão”:

Art. 31. Os planos plurianuais e os orçamentos anuais da União poderão prever recursos para a implementação dos programas de ação afirmativa


Entendo, pois, que não podia então o orçamento federal prever tais recursos exceto com a promulgação desta lei. No artigo 31, VII § 1º, 2º, 3º se repetem : O Poder Executivo fica autorizado a adotar medidas que garantam; os órgãos do Poder Executivo Federal que desenvolvem políticas e programas nas áreas referidas no § 1º ficam autorizados a garantir; O Poder Executivo Federal fica autorizado a adotar as medidas necessárias


Outra vez, vemos o mais do mesmo. Dados práticos, com percentuais, regras, e similares, nada!

A razão básica para o Estatuto ser tão vazio de propostas factuais e de possibilidades reais está no CAPÍTULO VI “Do Direito dos Remanescentes das Comunidades dosQuilombos às suas Terras” . Este capítulo contempla 4 páginas do total de 32 do estatuto. Contrapõe-se ao ridículo tamanho do CAPÍTULO VIII “Do Sistema de Cotas” , que não contempla sequer uma página inteira.


Cabe problematizar:

- o estatuto da igualdade racial é realmente proposto, no atual momento, com a real intencionalidade de melhorar as condições de vida da população afro-brasileira?

- o estatuto da igualdade racial no modo como será sancionado tem alguma possibilidade real de minorar os sofrimentos das populações às quais este se destina?

- ou o estatuto da igualdade racial demonstra a vitoria dos detratores da questão racial brasileira? Pois nenhuma das questões abordadas é específica. Smente a questão do acesso à terra e da desapropriação de terras em benefício de quilombolas possui regras claras, detalhadas, procedimentos e institui toda a normativa.


Em nossa análise, este estatuto é, hoje, uma grande resposta retrógrada às possibilidades existentes até então de negros quilombolas obterem acesso a terras. Grosso modo, possui muito confete, muita purpurina, e muitas construções linguísticas típicas de atendimento de telemarketing: o governo federal poderá fazer, poderá estar fazendo, poderá decidir, poderá propor, poderá aprovar, enfim...como sempre, o governo poderá fazer tudo.

Mas, quando, efetivamente, fará algo?

Este texto é uma abordagem para o estatuto. Foi redigido para incitar debate com a Dra. Elisa Larkin Nascimento (www.ipeafro.org.br).


Link
para o Estatuto:
http://www.cedine.rj.gov.br/legisla/federais/Estatuto_da_Igualdade_Racial_Novo.pdf

Abraços,

Breno Mendes

Geógrafo

brenomendes@gmail.com

http://poeticainculta.blogspot.com

http://www.brenographia.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hoje é o Dia do Flamenguista! Parabéns para nós!

Hoje, 28 de Outubro de 2009, é dia de São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo e santo das Causas Impossíveis. Hoje é também celebrado o DIA DO FLAMENGUISTA. Parabéns a todos os torcedores rubro-negros flamenguistas do mundo!

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, sancionou no dia 17 de outubro de 2007 o Dia do Flamenguista, que na cidade do Rio de Janeiro será comemorada no mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu. Faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. Uma pesquisa CNT/Sensus, mostrou que o Flamengo é o time de futebol com maior torcida do País.

Não precisava de pesquisa...todos sabem que é a melhor. Só o Ronaldo fenômeno quis polemizar, comentando ser o Curinthia a maior torcida.

Entenda o que é o Flamengo!

O INICIO

A grande história do "Rubro Negro" teve inicio a partir da idéia de criação do esporte mais praticado no inicio do seculo passado - o remo.

Os remadores - José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport - resolveram comprar um barco. O escolhido foi um já velho, porém adequado às finanças disponíveis. Este barco ganhou o nome de "Pherusa".

Dias depois (06/10), os jovens remadores foram dar a primeira volta, partiram da praia de Maria Angu (atual Ramos) até a praia do Flamengo. No caminho a forte tempestade virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa.

Mas o grupo estava disposto a recuperar a embarcação e iniciaram uma reforma. Quando estava quase pronta foi roubada e nunca mais vista. Mas o entusiasmo em fundar um grupo de regatas não desapareceu. Os jovens decidiram comprar outro barco. George Lenzinger, José Agostinho, José Félix e Felisberto Laport entraram na história, juntaram o dinheiro necessário e compraram o Etoile, de Luciano Gray, logo batizado de Scyra e registrado na Union de Canotiers.

Assim, à 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo, onde era guardada a Pherusa e depois a Scyra, foi fundado o Grupo de Regatas do Flamengo e, com ele, eleita a sua primeira diretoria: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.

Assinaram ainda, a presente ata, como sócios-fundadores, José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Spíndola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Eduardo Sardinha, José Felix da Cunha Menezes, Emygdio José Barbosa (ou Emygdio Pereira, ou ainda Edmundo Rodrigues Pereira, hà controvérsias) Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chalréo, sendo que os três últimos faltaram à reunião, mas assinaram a ata dias depois e receberam o título.

No encontro, foi acordado que a data oficial seria a de 15 de novembro, pois no aniversário do Flamengo sempre seria feriado nacional (Dia da Proclamação da República), e que as cores oficiais seriam azul e ouro, em largas listras horizontais.

O FUTEBOL

A partir do início do século XX, o futebol começava a disputar popularidade na cidade do Rio de Janeiro com o remo. Mas, como o clube rubro-negro não dispunha de departamento de esportes terrestres, seus sócios eram obrigados a acompanhar o Fluminense também, pois em Laranjeiras havia um time para torcer.

O maior exemplo desta divisão era Alberto Borgerth. Pela manhã, era remador no Flamengo. À tarde, representava o Fluminense no futebol. Os torcedores, sem opção para acompanhar os dois esportes em um só clube, seguiam o mesmo comportamento, dividindo-se na paixão clubística.

O Flamengo, então, começou a dar os seus primeiros passos no nobre esporte bretão. No primeiro amistoso, realizado dia 25 de outubro de 1903 no Estádio do Paissandú Atlético Clube, perde do Botafogo por 5 a 1, com a seguinte formação: G.V. de Castro, V. Fatam, H. Palm, Sampaio Ferraz, A. Gibbons (capitão), L. Neves, C. Pullen, M. Morand, A. Vasconcelos, D. Moutinho e A. Simonsen, com os reservas M. Gudin e A. Furtado.

Uma curiosidade é que o time de futebol não entrava em campo com o uniforme oficial do Flamengo. No primeiro jogo, vestiu camisas brancas e shorts pretos. Depois, foi obrigado a usar o Papagaio de Vintém e a Cobra Coral. O esporte era malvisto pelo remo rubro-negro e, por isso, o clube só se filiou à Liga Metropolitana de Futebol - criada em 1905 - em 1912, depois do ingresso dos ex-tricolores, ficando cerca de nove anos disputando somente amistosos.

A OFICIALIZAÇÃO DO FUTEBOL
O futebol do Flamengo é dissidente do Fluminense. Em 1911, o tricolor estava às vésperas do título carioca, mas, atravessava grave crise interna.

O capitão do time, Alberto Borgeth (o mesmo que remava pelo Flamengo), se desentendeu com os dirigentes e, depois de conquistado o campeonato, liderou um movimento de saída das Laranjeiras.

Dez jogadores campeões deixaram o Fluminense: Othon de Figueiredo Baena, Píndaro de Carvalho Rodrigues, Emmanuel Augusto Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, Orlando Sampaio Matos, Gustavo Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews e Arnaldo Machado Guimarães.

Dia 8 de novembro, foi aprovado o ingresso dos novos sócios. Os remadores do Flamengo, porém, não eram favoráveis à dedicação oficial do clube rubro-negro ao futebol, caso que estava sendo analisado por uma comissão da qual o líder era justamente Alberto Borgerth. Mas não teve jeito mesmo. Em assembléia realizada no dia 24 de dezembro de 1911, o Flamengo criou oficialmente o seu time de futebol, sob a responsabilidade do Departamento de Esportes Terrestres.


CLUBE DE REGATAS FLAMENGO
Fundado em 17/Novembro/1895
End.: Av. Borges de Medeiros, 997
Lagoa (Gávea) - Rio de Janeiro/RJ CEP 22.430-040
Estádio da Gávea - capacidade: 8.500 pessoas
Sites: www.flamengo.com.br


Fonte: Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br




sábado, 24 de outubro de 2009

As ruínas da memória: O passado (in)felizmente vai embora, matando a cada um de nós

Enquanto trabalho no IPEAFRO, de segunda a quarta, me vejo mergulhando em um oceano de informações, dados históricos, eventos incríveis, que não vejo estarem pública e notoriamente conhecidas pelas pessoas, pelos mais diversos motivos. Por exemplo estas mulheres das fotos 3x4 tiradas nos anos 1940-50.

Um exemplo é a velha questão: em quem você votou para deputado/vereador nas duas últimas eleições? Parece incrível, mas nem mesmo eu sei. Há uma cultura política grotesca em nosso país que esquece os fatos políticos marcantes, por uma lado devido ao pouco hábito fiscalizatório ao qual somos instruídos; por outro lado, devido ao ritmo incessante da vida moderna, que apaga dos homens e mulheres quaisquer possibilidades de otimizar seus tempos cotidianos de modo a refletir suas ações.

Há um grande problema neste assunto, pois a partir do momento em que a ação cotidiana da vida se torna orgânica e incessante, posto que não é refletida ou confrontada a modelos teóricos mentais ideais ou projeções de futuro e comparações com momentos similares no passado ou presente de pessoas conhecidas, ocorre uma perda do caráter humano de todos.

Ocorre a alienação total e absoluta, e o homem, que é homem por trabalhar e dar sentido a este trabalho, atribuindo-lhe uma carga valorativa e de significado, representando a si, sua ação e ao produto da mesma, torna-se apenas engrenagem, se torna máquina, e máquina não explica, a máquina não se explica, e não exige explicações. Máquinas exigem óleo (um pouco de comida), manutenção (descanso noturno) e uma nova carga de trabalho sem razão de ser.

Se chama alienação, se chama desumanização. Alienado é aquele que não apreendeu todas as fases de seu trabalho, ou o papel que sua sua ação local desempenha no conjunto geral da obra, seja no trabalho, na escola, na igreja e em outros espaços de sociabilidade. O risco, jádizia Marx, era o de que a alienação transformasse o homem em coisa, e a coisa não soubesse sequer se libertar, além de não saber da possibilidade de libertação. A coisificação do homem se torna uma problemática pesada e custosa a todos nos dias de hoje, pois coisa não reflete, não se coloca no lugar do outro nem se vê como essencial ao global.

Não saber o que se faz, os por quês, nem como se faz, e qual o sentido desta ação leva a atitudes insanas, radioativas e ameaçadoras ao futuro global, como o ato de jogar lixo nas ruas, tratar mal alguém na rua, jogar comida fora e mesmo não agarrar as oportunidades que a sociedade lhe forneça de estudar, seinformare devolver ao mundo aquilo que foi conquistado com muita luta pelo povo.

Estudantes alienados vão à escola sem entender o que fazem ali, sem saber que matemática fará seus cérebros ficarem velozes e com raciocínio lógico apurado. Se enxergam enquanto reprodutores de ações toscas e mal formadas, buscando notas de aprovação que calem a boca de seus pais e lhes permitam mais tempo jogando bola na rua, ou tempo na lan house. Professores que alienam seus alunos, diretores que alienam seus professores. Pais que se alienam olhando no espelho e pedindo aos filhos uma ética que jamais tiveram. C'est la vie!

Funcionários alienados porduzirão muito, porém sem significação, sem propostas, sem colocar aopatrão o que pensam, sem organizarem-se, e com isso, no futuro distante que vivemos a favelização é um resultado direto do enfraquecimento do trabalho frente ao capital.

Mulheres alienadas somente repetirão comportamentos machistas, travestidos de "girl power" e feminismo, sem entender que a libertação da mulher deve ser uma libertação da humanidade como um todo, visto que foram as atitudes machistas que configuraram o mundo atual na louca megalomania que há.

Fiéis alienados enxergarão com egoísmo a porta do céu, afirmando-se como os únicos mercedores da salvação, sem lembrar que toda e qualquer doutrina religiosa é minoritária dentro do amplo espectro de deuses e divindades existentes no globo. Logo, calculo que se Deus escolher apenas uma doutrina para ir ao céu, cinco sextos da humanidade virarão churrasquinho do capeta, namaior chacina de todos os tempos. Isso sem falar nos líderes espirituais que não hajam com justiça.

"Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto como o mais importante, mas nos deram espelhos, e vimos um mundo doente!" (Legião Urbana)

"A memória é uma ilha de edição!", dizia Camara Cascudo. Quem? Não me lembro de Câmara, nem do Cascudo que me deu, enfim. O post de hoje mistura tudo o que tem havido em minha vida, como um liquidificador ambulante, como uma metralhadora transtornada, sem pieguice.

O engraçado das relações conjugais é que são provas cabais de que tudo na vida é passageiro, e que devemos fazer tudo o que há pra fazer quando temos a oportunidade. O amor é alienante e alienado. Num dado momento, a outra pessoa é genial, incrível,essencial em sua vida, não havendo futuro sem aquela pessoa. Mas parece que do nada o imprescindível se torna nada mais, e o eterno, se torna amor antigo, quando muito. Mais comum se transformar em coisa nenhuma, e olhe lá.

Na vida cotidiana da cidade, não encontramos pessoas que tenham memória longa para suas dívidas. Pessoas que só lembram dos que as devem, mas não a quem devem. Talvez eu mesmo já tenha dado calote, largado alguém sem ligar, e agora esteja passando algo como a lei do retorno. Não sei, talvez eu também esteja convivendo com o Mal de Alzheimer social, a perda da memória cotidiana. Fico feliz pelas pessoas lembrarem que o presidente é Lula. O fato de lembrarem q votaram nele já é bastante promissor, visto que à época de Collor e FHC, nos bares da cidade ninguém admitia ter votado neles: "Eu? que isso, meu irmão! Votei no Lula!" (Seu Manoel, dono de alguma padaria por aí, fugindo da verdade).

Que seja. A memória é uma ilha de edição, e eu não consigo mais acreditar que se lembrarão do que escrevo daqui a 10 minutos. Ao menos, tentem fugir da alienação, amigos! Reconheço que dizer isso tudo o que digo aqui é deveras alienante!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Flamengo x Botafogo - A ascenção de um campeão ou um fogo de palha?

UM PAUSE NAS NOTÍCIAS POLÍTICAS, FALEMOS DA NAÇÃO! MENGOOOO!

Lembro bem que todos dizem: O Flamengo é um time de chegada! E isso poderá ser confirmado nas próximas semanas, quando o time enfrentará adversários fora de casa que serão muito importantes na definição da resposta à pergunta do título deste post. Afinal, esta série invicta de quase dez jogos do Fla é fogo de palha ou concreta o caminho para a glória?

Pois antevejo que se o Fla for campeão brasileiro este ano, Adriano e Petkovic se imortalizam como dois dos maiores jogadores que a Gávea viu jogar. É esperar para ver, e eu verei. Comprei meu ingresso para o jogo, e estarei lá, em pleno Engenhão, conferindo e empurrando meu mengão rumo à vitória. Comprei no site www.ingressomais.com.br .



Ao Botafogo, restará perder e ver o clássico Bota x Flu acontecer na segundona. Assim eu espero. Podem até não cair, mas que não roubem ponto do Fla e que nos ajudem, vencendo nossos adversários diretos.

Caso não façam isso, estarei no Flu x Palmeiras, torcendo pro Plameiras enterram o FLU. Caso contrário, até torço pelo time de cores esquisitas de Laranjeiras.

Terão funcionários à disposição dos torcedores das 13h às 21h deste domingo. Os portões do Engenhão serão abertos às 14h30m, e, caso não haja chuva, haverá uma preliminar da categoria mirim, com a partida entre Botafogo e São Cristóvão, a partir das 16h.

Palpite? Flamengo 3 a 0! Pet, Juan e Adriano! 2 a 0 no primeiro tempo! Atlético, São Paulo, Inter tropeçando... ihhhhh, demorou!

Veremos!

[Medo] Os medos do tempo, o presente que damos à pressa, esquecendo da vida, olhando o relógio

Lembro muito bem de um pesadelo que eu tinha na infância. Eu sempre via relógios por toda parte de onde olhava, e isso me desesperava, de um modo tal que simples relógios me tiravam o sono. Não consigo compreender que sonho esquisito era aquele, mas ele me mostra, 15 anos depois, que a humanidade é oprimida por uma maquininha chamada "relógio"; mais que isso, ele é o verdadeiro Deus onipresente de nossa existência.

Tratamos o relógio como os incas tratariam um antigo Deus de sua civilização: damos-lhes nosso coração, extraído vivo e pulsante, pela boca. Acordamos atrasados, comemos mal no café, por pressa, menos do que queríamos comer, mas já se torna certamente muito tempo para perder o ônibus, perder o trem e chegar atrasado no trabalho. Mas por que chegar atrasado é tão indesejável? Será que gostamos tanto de chegarmos na hora simplesmente por prazer de estar pontual? Talvez a resposta esteja em outro campo da vida.

A pressa é devido ao alto custo do atraso. O dinheiro como mola que move o mundo é de multiplicação intensa, veloz e sem permitir passos para trás. Não nos dá margem ao erro, ou a quaisquer tentativas de entender o que fazemos durante o processo. Mal se planeja, se executa como dá, e depois olhamos para trás e vemos a cagada que fizemos. Bem vindo à era 3G!

Grande Guloso e Grotesco. O atual período nos trás Grandes Possibilidades sociais, porpem o capitalismo é Guloso, o que dá resultados Grotescos (3G).

Em posts futuros estarei discorrendo aqui análises da fluidez do trânsito das grandes cidades brasileiras, em especial do Rio de Janeiro. Soluções simples, ou caras? Soluções filosóficas? Será possível solução? Acredite, o que não faltam são propostas para tornar o atraso coisa atrasada, e tornar a vida mais confortável a bordo de meios de transporte inteligente...porém, a execução jamais é iniciada pelos gestores e administradores da coisa pública. Por enquanto, que tal sair de casa sem o relógio? Acredite, o pesadelo é terrível.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

[BLOGGEIRA CONVIDADA] Ensinar o temor, medo, raiva e violência não é o objetivo escolar (Kelly Araújo)

[ATENÇÃO! ESTE POST NÃO FOI ESCRITO PELO DONO DO BLOG, E SIM PELA MOÇA DA FOTO, KELLY!] Trabalho em Mesquita e fui almoçar em uma de nossas escolas municipais. Já é sabido que nossas crianças vem de casa extremamente desvalorizadas, muitas vezes sem amparo emocional. São filhos de pais adolescentes, filhos desviados sem extrutura emocional para educar, amar, amparar, guiar para um futuro melhor. Nossas escolas por mais que tentem humanizar o Governo e implementar projetos sociais de alto nível e financiamento Federal,não conseguem alcançar o objetivo que deveria ser: EDUCAÇÃO E RESPEITO ACIMA DE TUDO.

Nossas crianças totalmente desprovidas de valores, acabam lesando um dos bens mais preciosos que é o conhecimento. Nossos mestres já não tão engajados e revolucionários perdem também o brio, a vontade de transmitir o lúdico, o futuro a garra e a vontade de ensinar, por tamanha falta de respeito. Hoje o mestre é xingado, desrespeitado, agredido verbalmente, moralmente e fisicamente e não se pode fazer nada. Deve-se recorrer, somente após a agressão ser concluída, caso contrário o Conselho Tutelar cai de pau encima do professor, que chega em casa e mostra a sua família a marca da revolta e da agressão. Muitos destes, mesmo sendo feridos desta forma, e tabém no bolso ainda lecionam de maneira objetiva e por amor á profissão. Agora o que dizer para uma criança que, conforme eu dizia no primeiro parágrafo deste comentário, que fui almoçar em uma escola municipal e tive a triste imagem de uma inspetora gritando com uma criança de 5 anos de idade:

"Você tá maluco? Eu vou TE LEVAR PRO CONSELHO TUTELAR!. VOCÊ QUER IR PRO CONSELHO TUTELAR?"

A criança só chorava. Ora! Dizer isto para uma criança de comunidade é o mesmo que dizer para um adulto q você o levará pra delegacia. Ensinar o temor, medo, raiva e violência não é o objetivo escolar. Mas com certeza este será um futuro adolescente problemático que terá raiva da escola e de seus mestres.

(Kelly Araújo "*kellyzinha Araújo*" )

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

(IN) Feliz dia do professor - A educação está muito sem educação!


Já fiquei com professora, aluna, já fui xingado por aluno, já me senti um lixo. Sou professor! Não sou Ronaldo, e não brilho muito no Corinthians. Ganho 600 reais brutos, enquanto um juiz federal substituto inicia ganhando R$ 19.955 reais e uns centavos. Me meto a dar aula em qualquer lugar, e cito aqui: Mesquita, Edson Passos, Morro Agudo, Jacarezinho, California, Quintino, Madureira, Niterói, São Gonçalo, Marechal Hermes, Magé. Mas gosto de ser professor!

Apesar das pessoas retardadas com as quais trabalhei, e outras muito malandras em sentido de serem amigas, sobrevivi, e hoje ainda tenho forçaspara entrar em sala de aula. Mas meu tempo está acabando.

Ontem fui chamado a atenção por estar na calçada fumando um cigarro enquanto não havia um aluno sequer na escola. Segundo meu supervisor, eu deveria ficar na sauna da escola, sentado fazendo nada. Qual a diferença entre dentro do portão e fora do portão? Para eles, muita! Qual a diferença entre um profissional e um cão de guarda? O salário e o medo de perder privilégios são algumas das diferenças. Cidadania...igualdade? No Estado, não há! Escolas são o reduto do preconceito.

Nas condições atuais, com este salário, este nível de alunos que foram passando de ano desde a alfabetização, sendo semi analfabetos em grande maioria, e com esta estrutura estatal viciada que prende direção e supervisão a cargos políticos cuja liberdade se resume a zero, eu não aceito mais dois anos nisso. Vou catar latinhas, é mais light do que o que eu passo!

Ano passado a esta época eu tinha 28 turmas, mais de 700 alunos. Devo ter lecionado a cerca de 5000 pessoas, e isso é um bom número. Pra mim já deu!

O professor radical se tocou...a educação não o quer. A educação está muito sem educação!
HOJE VOU TRABALHAR DE 13 A 22H, POIS O GOVERNADOR ACHA QUE MINHA VIDA É DEVERAS FÁCIL, E NÃO POSSO TER UM FERIADO QUINTA-FEIRA. TRANSFERIU PARA AMANHÃ. QUERIA TER ESSA DISPOSIÇÃO COM DEPUTADOS E COM A COMITIVA QUE FOI TOMAR CHAMPANHE EM COMPENHAGUE, NA ESCOLA DA CIDADE-SEDE EM 2016!
 
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