terça-feira, 1 de junho de 2010

Variações sobre um mesmo tema

Todas as citações desta postagem são trechos da música VARIAÇÕES SOBRE UM MESMO TEMA, dos Engenheiros do Hawaii (Humberto Gessinge e Augusto Licks), na ordem completa, sem faltar nenhum pedaço. Leia e ouça-a: http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45769/

"Eu tenho os meus problemas, você tem os seus
variações de um mesmo tema, ateus procurando Deus
eu tenho os meus problemas, você tem os seus
variações de um mesmo tema, dylan e seus dilemas"


E hoje eu acordei bem, dormi cedo, li um pouco e dormi. Pensei em toda a minha vida, mas ela me fez dormir no segundo pensamento. Vida entediante ou muito densa para ser pensada à noite?

Será que estou crescendo ou involuindo nesta nova experiência militarista-nacionalista fandango-angrense na qual me meti nos últimos meses? Boa pergunta. Ótima pergunta! Porém confesso temer a resposta.

Cidade emo, com ruas vazias as 19h da noite, na qual as mulheres aparecem grávidas e me pergunto como elas fizeram pra arrumar homem e vice versa, pois não vejo pessoas nas ruas. Já trabalhei em tantos lugares, mas este com certeza consegue superar tudo o que vivi. Eu preferia Morro Agudo em Nova Iguaçu? Não sei, também chegar a esse ponto seria sacanagem minha. Mas me sentia mais local lá do que aqui. Esquisito. Eu assim, cheio de problemas e recebendo dinheiro, mudando e classe social, de mundo, vida, perspectiva, e saldo bancário, de tudo. E as perguntas não param!

"?onde estamos? ?pr'onde vamos? ?onde já se viu?
num retrato, num espelho, no mapa do brasil
?qual é seu signo? ?que sangue você gosta de sugar?
?qual é o seu limite (se é que ele existe)?
se não existe, ?qual é"


Não conheço meu limite, mas sei que circundo o mesmo a todo momento. Há um jogo estranho entre minha consciência e inconsciente, individual e coletivo. Um faz escolhas, o outro cria as alternativas. Complementam-se e eu fico assim, a reboque do que estes dois brincalhões me ordenam. Máquina e operador de máquina se misturam.

"eu tenho os meus problemas...
?onde estamos? ?pr'onde vamos? ?onde já se viu?
num retrato, num espelho, no mapa do brasil
?qual é seu signo? ?que sangue você gosta de sugar?
?qual é o seu sexo (se é que ele existe)?
se não existe o complexo, ?qual é?"

Cito a experiência do rapaz que foi a primeira vez numa festa e encheu a cara. Durante era legal, mas depois a ressaca foi brutal. Vivo uma ressaca contínua de lembranças do passado, saudades de amigos, de pai, mãe, irmão, sobrinho,.... saudades da sessão da tarde, de andar a pé domingo de manhã pra comprar pão. De recusar papel de agiota na passagem férrea de marechal. Eu parecia em paz, mas digo isso vendo pelo ângulo de hoje. Naquela época eu achava que paz era o que vivo hoje. E onde será que encontro a paz?

"não procure paz onde paz não há
não procure alguém onde não há ninguém
não procure um céu azul no mar vermelho
não procure outras pessoas no espelho
não procure mais, 'tá tudo aí
e ai de nós se o disco acabar
se o rastro ficar invisível a olho nu
pois nossos olhos não usam black-tie"


Cansei de buscar, vou tentar não buscar, mas cansei de não buscar, vou ali fora, sair dessa lan house, hoje fiquei fazendo questões de prova, atendendo a alunos da Companhia do Colégio Naval e vivendo a burocracia. Não é ruim, confesso. É bom gerir, ajudar, ser útil.

É o que me falta. Me sentir útil de um modo ativo, não sendo mais um. Talvez esse papo de servir a Pátria tenha soado estranho a minh'alma, e me feito acreditar que seria alguém diferente, mas importante para a Nação. Muitas vezes eu fui importante fazendo coisas que não notava serem o mesmo. Qu esta seja uma delas.

"ouça o que eu digo: não ouça ninguém
ouça o que eu digo: não ouça ninguém
só obedeça à lei da infinita highway
o piloto automático não leva a nenhum lugar
(não, não ouça o que eu digo: não ouça ninguém)
o piloto automático não leva a lugar nenhum
(não, não ouça o que eu digo: não ouça ninguém)
...não ouça ninguém"


Mesclei meu dia com as saudades de quem tornou meu final de semana especial.
Sem mais: Renata.
Estranho olhar de longe a vida de alguém e enxergar coisas que são minhas, que pensei ou penso e se identificar de modo tão doce com esta gente.

Que o tempo melhore em Angra, e que deste modo eu consiga proporcionar felicidade para mim, através do brilho dos olhos escuros e da boca larga dela.
No meu momento de medo, sentir-se fonte de segurança contra o medo de uma menina me fez muito bem;

São marcas que se somam, e ocasionam estes dois efeitos colaterais, estes seis bilhões de efeitos colaterais... renata, breno, e todos os nossos gêmeos de experiências mundo afora.

Somos variações sobre um mesmo tema. Renata, Breno e seus problemas.
Não adianta fugir, a nossa maior luta é sempre para se sentir feliz, nada mais do que isso.
Não entendo o mundo, mas confesso que tento, do fundo do meu coração,
através de universos paralelos, copos de cerveja, e livros de David Harvey.

"Não tenha medo: nem tudo tem explicação
há mistério em quase tudo, nem todo veludo é azul
o coração sempre arrasa a razão
o que é preciso ninguém precisa explicar
o mundo é muito grande p'ra quem anda de avião
p'ra quem anda sem destino ele cabe na palma da mão
o coração sempre arrasa a razão
o que não tem explicação ninguém precisa explicar
o sol ainda se levanta no meio de tanta confusão
no meio da madrugada ele ilumina o japão
o coração nunca cansa da canção
o que tá escrito na canção
ninguém precisa aceitar"


Renata, um beijo enorme. Garçom, uma dose de Renata (existe uma cachaça com esse nome, e não mora em Campo Grande!) e uma sardinha frita, por favor!

Nenhum comentário:

 
hits