Já imaginou quanto tempo de sua vida você gasta em engarrafamentos? Calcularam isso. Você passa 1 ano, 5 meses e 26 dias. Não sei se esta conta está correta, mas não duvido que seja no mínimo isso. Afinal, vcê já sofreu com chateações de trânsito
Acidentes de trânsito, pessoas sem noção ao volante, excesso e escassez viajam lado a lado no caótico trânsito carioca, que não é mais louco do que o de outras grandes cidades do mundo.
Não culpo o Estado pelo excesso de carros que chegou às ruas, ou pelo crescimento desordenado da metrópole e seu entorno imediato (Baixada Fluminense), porém não perdôo meus governantes eleitos pelo atual estado das coisas, que de planejadas, só enxergo o lucro ao final do balanço contábil.
(Foto da Avenida Brasil de manhã, sentido Centro do Rio engarrafado, como de costume)
Caso houvesse planejamento urbano....
O sistema de trens urbanos foi privatizado nos anos 90 do século XX, não mais é suficiente. À época da privatização, o estado de conservação das pouquíssimas composições que circulavam na Região Metropolitana do Rio de Janeiro era precário, com grandes intervalos entre as composções e poucos usuários de trens. O tráfego rodoviário abarcou toda a demanda urbana, com todos os impactos ambientais decorrentes desta modalidade de transporte que utiliza combustíveis fósseis, pneus e asfalto, esfumaça e destrói a saúde da paisagem cotidiana.
Hoje, privatizada e controlada pela espanhola Supervia, os trens do Rio de Janeiro melhoraram em conservação, limpeza, intervalo de composições e garantia do serviço. Não há mais descarrilamentos constantes ou afins. A contrapartida do Estado foi estranha. Os lucros são todos da empresa privada, que arca também com a manutenção do sistema. Porém todos os investimentos em novos trens ou expansão do sistema são de responsabilidade do Estado.
Ou seja, os trens da Supervia, ditos os mais modernos do Brasil, não foram comprados pela empresa. Sim pelo seu imposto.
Os ônibus estão distribuídos por uma máfia maldita que não constrói a inteligência e fortalece a burrice de investir em ônibus mal conservados, que consomem muito, desconfortáveis e que desestimulam o uso do mesmo. Quem pode, vai de carro. E no Brasil o carro é muito barato, posto que com 3 mil reais você tem um carro para trafegar diariamente. Resultado: ruas lotadas, engarrafamento e tempo vital perdido.
A economia perde, o trabalhador perde, pois o chefe raramente acredita quando o indivíduo se atrasa dois dias seguidos, e a sociabilidade vai sendo perdida. Cada vez menos somos humanos, cordiais e sisudos. Entre em um ônibus lotado vindo da Barra para Madureira e ao soltar você será Lúcifer! Vá, como vou, de Marechal Hermes a Nova Iguaçu, e espere o ônibus por uma hora. Mais de 10 ônibus passando direto fazendo sinal de estarem lotados. Depois esbofeteie para entrar numa lata lotada. Discuta com uma mulher afirmando que você apalpou a bunda gorda dela, e uma hora e cinco minutos depois, solte feliz para dar aula.
Impossível! Mereço parabéns! Minha diretora disse que não mereço,pois me atrasei. Verdade, mereço um castigo, pois querer diálogo inteligente sendo servidor público estadual é acreditar que o mar vai virar sertão!
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