sexta-feira, 16 de outubro de 2009

[BLOGGEIRA CONVIDADA] Ensinar o temor, medo, raiva e violência não é o objetivo escolar (Kelly Araújo)

[ATENÇÃO! ESTE POST NÃO FOI ESCRITO PELO DONO DO BLOG, E SIM PELA MOÇA DA FOTO, KELLY!] Trabalho em Mesquita e fui almoçar em uma de nossas escolas municipais. Já é sabido que nossas crianças vem de casa extremamente desvalorizadas, muitas vezes sem amparo emocional. São filhos de pais adolescentes, filhos desviados sem extrutura emocional para educar, amar, amparar, guiar para um futuro melhor. Nossas escolas por mais que tentem humanizar o Governo e implementar projetos sociais de alto nível e financiamento Federal,não conseguem alcançar o objetivo que deveria ser: EDUCAÇÃO E RESPEITO ACIMA DE TUDO.

Nossas crianças totalmente desprovidas de valores, acabam lesando um dos bens mais preciosos que é o conhecimento. Nossos mestres já não tão engajados e revolucionários perdem também o brio, a vontade de transmitir o lúdico, o futuro a garra e a vontade de ensinar, por tamanha falta de respeito. Hoje o mestre é xingado, desrespeitado, agredido verbalmente, moralmente e fisicamente e não se pode fazer nada. Deve-se recorrer, somente após a agressão ser concluída, caso contrário o Conselho Tutelar cai de pau encima do professor, que chega em casa e mostra a sua família a marca da revolta e da agressão. Muitos destes, mesmo sendo feridos desta forma, e tabém no bolso ainda lecionam de maneira objetiva e por amor á profissão. Agora o que dizer para uma criança que, conforme eu dizia no primeiro parágrafo deste comentário, que fui almoçar em uma escola municipal e tive a triste imagem de uma inspetora gritando com uma criança de 5 anos de idade:

"Você tá maluco? Eu vou TE LEVAR PRO CONSELHO TUTELAR!. VOCÊ QUER IR PRO CONSELHO TUTELAR?"

A criança só chorava. Ora! Dizer isto para uma criança de comunidade é o mesmo que dizer para um adulto q você o levará pra delegacia. Ensinar o temor, medo, raiva e violência não é o objetivo escolar. Mas com certeza este será um futuro adolescente problemático que terá raiva da escola e de seus mestres.

(Kelly Araújo "*kellyzinha Araújo*" )

Nenhum comentário:

 
hits